Meu Walkman

30 abr

Alanis Morissette

A Alanis Morissette quando conheci suas primeiras músicas, eu detestava, depois num é que a mulher acabou me conquistando. Hoje em dia curto muito suas músicas, que bom que temos o dom de mudar de opinião, pois nesse caso foi primordial. Acho que na década de 90 muitas mulheres se destacaram no meio musical, tanto como cantoras solo como em bandas. Muito bacana isso.

Alanis Morissette é uma cantora,compositora, produtora e atriz canadense, vencedora de 13 Junos e 7 Grammys. Desde 1991 já vendeu cerca de 72 milhões de cópias em todo mundo.

niciou sua carreira no seu país natal, e ainda na adolescência gravou dois álbuns dance-pop, Alanis e Now Is the Time, pela gravadora MCA Records Canada. Seu álbum de estreia no resto do mundo foi Jagged Little Pill, que trazia mais influências do rock, e até hoje é o álbum de estreia por uma mulher mais vendido nos Estados Unidos, e o álbum de estreia mais vendido ao redor do mundo, com mais de 33 milhões de exemplares em todo o globo.

Seu álbum seguinte, Supposed Former Infatuation Junkie, foi lançado em 1998 e também obteve muito sucesso. Alanis foi a cantora mais bem sucedida na década de 1990 e em 2002 era uma das cantoras mais bem pagas do mundo. Morissette passou a atuar também como produtora em seus álbuns seguintes, que incluem Under Rug SweptSo-Called Chaos e Flavors of Entanglement.

Em fevereiro de 2005, Alanis Morissette se tornou uma cidadã naturalizada dos Estados Unidos, embora ainda mantenha sua cidadania canadense.

Alanis Morissette nasceu em Ottawa, Canadá. É filha de Georgia Mary Ann Feuerstein, uma professora húngara, e Alan Richard Morissette, um diretor de escola franco-canadense.  Alanis tem um irmão gêmeo, Wade Imre Morissette e um irmão mais velho, Chad Morissette. Com seis anos ela começou a tocar piano, fazer ballet e escrever diários, começando a se expressar através da música. Durante seus anos no ensino médio, ela estudou nos colégios Immaculata High School e Glebe Collegiate Institute em Ottawa.

A família Morissette era amiga de longa data da dupla “Lindsay and Jacqui”, que voltando de uma turnê, recebeu em sua caixa de correio uma fita cassete gravada pela própria Alanis. A fita continha um chat dela com a dupla, sobre sua música favorita na época, Living in a Material World, da Madonna, e a gravação de Alanis cantando-a. Logo depois, uma frase de Alanis: Essa também é minha música favorita! E eu escrevi! Seguida da gravação de Fate Stay With Me(ainda sem nome na fita) composta por ela com apenas 9 anos, sendo assim, sua primeira música. Lindsay se lembra de chamar a colega e dizer: Hey, tem um talento aqui! Ele se lembra que a música não tinha nem estrutura, mas que Alanis tinha tudo o que precisava para ser uma estrela.

Ele passou a recrutar Alanis como sua colega de trabalho, ensinando-a a compor músicas. Quando os pais de Alanis estavam fora, eles foram até seu estúdio, que ficava na própria casa de verão da dupla, e com a “cama” da música já feita por ele, Alanis gravou os vocais. O objetivo era ser uma surpresa para a família Morissette, e Georgia mal conseguiu segurar as lágrimas quando ouviu pela primeira vez. Mas como o estúdio de Lindsay era pequeno, em 1985 Alanis e ele foram para Toronto, gravar num estúdio maior, e com mais qualidade. Assim, eles tinham várias músicas gravadas, e foram lançadas como Single “Fate Stay With Me”, e no Lado-B do vinil, “Find The Right Man”, escrita por ela aos 10 anos.

Outra pessoa importante na carreira de Alanis foi o produtor Stephen Klovan, que a encaminhou para competições de canto, e juntou-a com Leslie Howe, compositor pop de Ottawa e técnico de gravação. Durante 1986, ela participou regularmente de um programa de TV na Nickelodeon, You Can’t Do That on Television. Em 1987, Alanis competiu pela primeira vez no Rising Star Talent Competition, uma competição amadora em Toronto no Canadian National Exhibition. Nesta mesma época Alanis fazia a abertura de campeonatos esportivos cantando Oh Canada, o hino nacional do Canadá.

Em uma audição em Nova Iorque, Alanis fez parte do Star Search, uma competição popular nos Estados Unidos na qual ela usou o nome de Alanis Nadine, seu primeiro sobrenome. Em 1988, no Canadá, Alanis assinou um contrato com a MCA Records que a ajudou a pagar seu contrato com uma das gravadoras independentes. O contrato com a MCA foi de dois discos, os quais Alanis lançou em 1991 Alanis e em 1992 Now Is The Time. Terminado o contrato, Alanis viajava para Los Angeles e Nashvilleconhecendo o maior número de produtores e músicos possível. Em 1994, se mudou para Los Angeles e conheceu Glen Ballard, produtor do seu primeiro disco internacional, Jagged Little Pill.

Morissette encontrou o ator canadense Ryan Reynolds na festa de aniversário da atriz Drew Barrymore em 2002, depois disso o casal começou a namorar. Eles anunciaram o noivado em junho de 2004. Em fevereiro de 2007, representantes de Alanis e Reynolds anunciaram que eles tinham decididos terminar o noivado.

Alanis vive em Los Angeles desde 1994. Em 2005 Alanis se naturalizou norte-americana adquirindo cidadania americana. Alanis se autodenomina ‘canadense-americana’.

Em 22 de Maio de 2010 casou-se com o músico MC Souleye. Em 25 de Dezembro de 2010 nasceu o primeiro filho do casal, chamado Ever Imre Morissette-Treadway.

Terminada sua turnê, Alanis atuou na série de TV chamada Weeds e em algumas peças de teatro.

Alanis correu duas maratonas no fim de 2009. Foram 34 quilômetros na maratona Bizz Johnson Trail Marathon, com o tempo de 04:17:03, realizada em Susanville, na Califórnia no dia 11 de Outubro; e 40 km com o tempo de 4:28:45 na Maratona de Nova Iorque do dia 1º de Novembro. Alanis levantou verba para a Associação Nacional de Distúrbios Alimentares (NEDA – National Eating Disorders Association.

Em entrevistas, Alanis diz estar escrevendo um livro. Quando ainda noiva de Ryan Reynolds Alanis começou o livro, mas colocou-o de lado num momento em que sua “vida estava mudando muito e que não era um bom momento escolher uma data para o lançamento de um grande livro”, disse ela. O livro será como “um serviço para ela mesma e “definitivamente não será uma autobiografia”.

No dia 28 de Fevereiro de 2010 Alanis se apresentou na cerimônia oficial de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, no Canadá, cantando a música Wunderkind, composta originalmente para a trilha sonora do filme As Crônicas de Narnia.

Em abril de 2010, Alanis Morissette lançou a música “I Remain” como parte da trilha sonora do filme Prince of Persia.

No início de 2011 Alanis lançou ainda a música “Professional Torturer”, originalmente produzida e composta para o espetáculo de teatro e cinema Radio Free Albemuth, dos quais Alanis participou.

Em 23 de maio de 2011 Alanis postou na plataforma online SoundCloud uma música chamada “Into a King”. Produzida em conjunto com seu até então produtor Guy Sigsworth, a música foi divulgada através do Facebook e do Twitter da artista e foi feita em homenagem a seu aniversário de casamento com MC Souleye.

Em outubro de 2011 a artista postou em seu site que estava devolta aos estúdios para compor e gravar músicas novas, estas que, segundo seu site, “vieram como manadas”. Em entrevista, na cerimônia do American Music Awards no dia 20 de novembro de 2011, Alanis afirmou ter escrito 31 músicas para o novo álbum, das quais cerca de 12 serão escolhidas. Não existe ainda data oficial para o lançamento de seu próximo álbum, mas estima-se que seja em meados de 2012, sob contrato com a gravadora The Collective.

Videos:

 

 

 

Discografia

  • Alanis (1991)
  • Now Is the Time (1992)
  • Jagged Little Pill (1995)
  • Supposed Former Infatuation Junkie (1998)
  • Unplugged (1999)
  • Feast on Scraps (2002)
  • Under Rug Swept (2002)
  • So-Called Chaos (2004)
  • Jagged Little Pill Acoustic (2005)
  • Alanis Morissette: The Collection (2005)
  • Flavors of Entanglement (2008)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: