Voxx Populi

29 maio

E ai meu povo como foi o fim de semana? Eu sei que vocês não vão deixar seus comentários mais gosto de falar com os N(A)tivos¬¬

Vi essa frase hoje no meu face: “se a situação esta grave o jeito é a greve” bem greve é uma forma de manifestação de uma classe normalmente de trabalhadores, em busca por melhores condições de trabalho, é uma forma de protesto e é sobre protesto nosso bate papo de hoje.

Eu tenho lá meus anos de estrada em protestos, já protestei contra o relógio dos quinhentos anos da Rede Globo (alguém ai lembra) na época era pra mim um símbolo de uma falácia, não fomos descobertos, fomos colonizados é diferente¬¬, já pintei a cara (calma não tive infelizmente idade para o Fora Collor) era Fora FHC, quando acreditava ser ele o demônio do meu país (não vou por aqui minhas atuais convicções políticas, não temos tanta disposição assim mais me mandem um email e debateremos) já lutei pela carteira de estudante que você usa se mora aqui em Fortaleza, enfim já estive em muitos, muitos protestos.

Eu passei pelos protestos em massa 10 mil pessoas, uns sabiam por que estavam lá outros gostavam da “zuada”, passei por protestos concentrados pouca gente em um local especifico para marcar posição, passei pelos protestos onde nariz de palhaço e apito são fundamentais, onde faixas são as palavras de ordem que expressam o que queremos reivindicar.

Cheguei ate a era digital onde mecanismos como o AVAZZ uma rede que envia a você um email sobre uma causa e pede para você assinar o email se concordar e da li você pode partir para divulgar para seus amigos, cheguei a era do face um curti quer dizer “eu concordo” e PARTICIPAR de um evento é mais uma forma de apoiar do que dizer que VAI mesmo.

Hoje tem vários meios de se chamar alguém para demonstrar apoio a você em uma causa, vídeos, curtições, compartilhamentos, blog’s, as manifestações de rua também ganharam novos moldes, os apitos e os cartazes ainda são usados mais as maioria dos novos protestos são feitos por manifestantes que sabem que ter o apoio da população é muito importante então isso significa que os locais de protestos não podem ficar sujos depois, que o transito não pode ser impedido totalmente, que passividade não quer dizer falta de firmeza em defender as causas.

Hoje a forma de mobilizar essa galera de luta também mudou as redes sociais, sms de celulares, eventos em paginas de rede social tudo são formas novas de contato, antes era necessário ir as escolas, a porta das universidades, as portas de fabricas buscar esse pessoal e eram lutas mais setorizadas, por exemplo difícil ver um estudante apoiando in loco uma greve de agentes de saúde mas hoje esse encontro pode ser muito possível, se tornou mais fácil lutar pelo o que acha melhor e não apenas pelo o que lhe atinge de forma mais direta.

Eu sou uma apaixonada por protestos, acho uma forma de você dizer que quem faz seus destinos é você, dizer as pessoas que recebem seus impostos como salários o que VOCÊ quer deles e realmente acredito que pressão social faz sim mudanças comportamentais, estruturais e grandiosas.

Ei você? Tem uma causa que acha que vale a pena, entra em contato com outras pessoas que pensam assim, isso pode ir bem mais longe do que se imagina, exerça seu direito a liberdade de expressão muito sangue correu por aqui ate isso ser um direito.

Raquel Dias¬¬: Ultimo protesto? #VetaDilma

Deixe um comentário

