Cultura de Bolso

19 jun

Como funciona a depilação a laser

Por cerca de 200 reais a sessão, mulheres e homens recorrem ao laser para remover com segurança, e por um bom tempo, pelos incômodos.

Por cerca de 200 reais a sessão, mulheres e homens recorrem ao laser para remover com segurança, e por um bom tempo, pelos incômodos. Em geral, bastam 5 aplicações. Quanto mais escuros e grossos os pelos, maior a eficácia do método

1. Uma consulta prévia com dermatologista avalia quantas aplicações são necessárias para eliminar os pelos da área, que deve ser esterilizada com álcool, assim como a ponteira do laser. Os pelos devem ter no máximo 2 mm na hora da aplicação. Paciente e técnico têm de usar óculos protetores .

2. As máquinas mais comuns geram o raio laser usando cristais de diodo. Ativados pela eletricidade, os átomos do cristal produzem uma onda de 808 nanômetros (nm). Emitido por cerca de 400 milésimos de segundo, o raio esquenta a melanina que dá pigmentação ao pelo a cerca de 70 oC.

3. A melanina no pelo (abundante na fase inicial de crescimento – anágena) absorve o calor e o leva até a base do folículo piloso, a papila, onde ele é gerado. Queimado, o bulge (células-tronco da região) deixa de fabricar o pelo. Ele só cairá em 15 dias, com a cicatrização.

4. A aplicação é dolorida, mas, se a exposição ao laser for correta (segundo o tempo e o comprimento da onda – quanto maior, mais profunda a ação) não é prejudicial. Quem tem a pele negra ou morena deve usar equipamento próprio, o que permite a ação no folículo, sem queimar a epiderme.

5. Uma sessão na axila leva 5 minutos. Recomenda-se um intervalo de até 45 dias entre cada aplicação. A técnica não funciona em pelos brancos ou claros (com menos melanina). Embora seja comum o termo “depilação definitiva”, o correto é “depilação prolongada”: a duração varia de pessoa a pessoa.

por Pamela Forti via Revista Superinteressante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: