ESTILO DE VIDA NERD

21 jun

O Filme Prometheus e Androides

Essa semana fui ao cinema para ver finalmente Prometheus, estava tão ansiosa para ver esse filme que quase nem durmo. E não estou exagerando. Posso dizer que não me decepcionei, mas nunca é como imaginamos. E vou aproveitar a coluna nerd hoje para comentar do filme e também falar um pouco dos androides que habitam tanto Prometheus como Alien.

Prometheus é uma ficção cientifica dirigida por Ridley Scott em seu elenco estão grandes atores do cinema atual como Noomi Rapace, Michael Fassbender e Charlize Theron, entre outros. Basicamente o resumo do filme é esse: A história do filme se passa na segunda metade do século XXI, centrando na tripulação da nave estelar Prometheus enquanto eles seguem um mapa estelar descoberto entre os restos de várias civilizações antigas da Terra. Levados à um mundo distante e para uma civilização avançada, a tripulação procura as origens da humanidade, porém encontra uma ameaça que pode causar a extinção da espécie humana. Acho que dar para perceber tudo isso no trailer, que é tão emocionante quanto o filme.

Minha impressão, quando me falaram do filme, achei que fosse uma especie de franquia do Alien e depois que vi o trailer, achei que não tinha nada haver. Mas tanto o comentário dos amigos quanto o trailer do filme me compraram. Fiquei bastante interessada, até porque tenho uma queda por ficção cientifica e como só tinha ouvido uma critica negativa do filme, não pensei duas vezes e quis ter minha própria opinião. Finalmente nessa semana consegui ver o filme e até me arrependi, confesso, por não ter visto os Aliens antes. Afinal, tem haver sim em parte com pelo menos os dois primeiros filmes, mas posso garantir que não é um prequel dos filmes Alien mas como o próprio Ridley Scott disse “Prometheus tem o Alien em seu DNA”. Interessante essa afirmação.

A atuação da Noomi Rapace é ótima, realmente posso dizer que ela me conquistou, seu personagem se mostra forte na hora certa. Lembrou um pouquinho a Sigourney Weaver no inicio da carreira. Curto muito seu trabalho na trilogia Millenium. E o Michael Fassbender arrasa em tudo que faz, seu personagem frio e distante convence como androide (personagens fundamentais em todos os filmes Alien). Apesar do trailer entregar algumas coisas a história como é contada é surpreendente.

Se cogitou muito se haverá uma continuação, pelo que li, pode ser que sim mas não é certeza. Por isso nem vou me confiar. Mas sinto necessidade de ver os Aliens e depois Prometheus novamente. Creio que vou perceber certas nuances. Vi o trailer do Alien e fiquei de boca aberta quando vi uma espaço nave parecidíssima a do Prometheus, fiquei maravilhada. Minha prima que também gostou do filme, comentou que esperava que filme fosse mais voltado para o publico nerd e que teria mais referencias (nerd adora isso), mas acho legal mesmo assim o filme ser aberto a qualquer publico. Eu particularmente achei que o filme não deixou pontas soltas, mesmo que havendo um ganchinho para uma continuação. Recomendo verdadeiramente, mas veja pelo menos Alien, o oitavo passageiro.

Agora falando dos androides tanto de Alien como de Prometheus, preciso ressaltar o quanto esses personagens são importantes em todos os filmes, sabemos que normalmente há esse tipo de personagem em ficção cientifica, robôs com aparência humana. Revestidos de alguma substancia sintética que disfarçam o que eles realmente são. Mas porque criar uma criatura assim? Existem vários filmes que descultem esse tema. Como O Homem Bicentenário, baseado em um conto de  Isaac Asimov. Em alguns filmes eles são mais emotivos como I.A. Inteligencia Artificial e outros são mais frios, como no Alien.

Talvez a obra que mais tenha popularizado o termo tenha sido o filme Blade Runner: O Caçador de Androides, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford. O filme é baseado num livro do escritor de ficção científica Philip K. Dick. Em Star Trek: The Next Generation, há um androide semi-humano chamado Data, que possui inteligência artificial, porém não ainda emoções. E não podemos esquecer dos assassinos de Exterminador do Futuro, que são chamados de robôs, mas como tem aparência humana para mim são androides.

No primeiro Alien quem faz o androide (spoiler) é o ator Ian Holm (Bilbo Baggins), no segundo e no terceiro é o ator Lance Henriksen, (seu androide é encontrado por Ripley no 3) e no quarto filme já deixa de ser homem e é a atriz Winona Ryder (que não me convenceu nada). De todos esses o melhor é Ian Holm que é tão bom ator quanto o Michael Fassbender.

E como vivemos em temos modernos os cientistas japoneses da Universidade de Osaka, criaram um androide que sorri, e imita expressões faciais humanas que serve de companhia para doente em hospitais. Durante uma demonstração, o androide de cabelo castanho e vestido com uma saia escura, sorriu e franziu a testa em sinal de irritação de modo quase simultâneo ao de uma jovem de 20 anos que serviu de modelo. Uma câmera filmava as expressões da jovem e as transmitia ao robô por meio de sinais elétricos. A modelo se surpreendeu com a exibição. “Tive a impressão de ter uma irmã gemea” declarou a modelo ainda surpresa! Fica claro que não é tão remota a ideia de criaturas robóticas com feições humanas.

Dar certo medo?

Deixe um comentário

