ESTILO DE VIDA NERD

5 jul

FORPG

Oi galera, hoje na coluna Estilo de Vida Nerd vamos divulgar um evento que vai bombar nesta sexta e sábado. O Forpg, lembram que ano passado teve a primeira edição? Pois amanhã dia 6 e sábado dia 7 haverá a segunda edição deste evento voltado para o RPG no cenário de Fortaleza e claro, nós do Nativa vamos está lá. Então quero convidar a galera que segue nosso blog e curte ou tem curiosidade de conhecer Role-Playing Game. Vamos divulgar a programação mas antes vou explicar o que é RPG para quem ainda não conhece. E tudo isso vai acontecer no CCBNB.

RPG é uma sigla para o termo role-playing game, que significa em português “jogo de interpretação de papéis”. No RPG, os participantes se reúnem para contar uma história coletivamente, que vai sendo construída a cada sessão de jogo. Enquanto a maior parte dos jogadores interpretam os protagonistas da aventura, um deles (popularmente chamado de narrador ou mestre) conduz a narrativa e cria os desafios que os personagens encontrarão durante o desenvolver da trama.

Podemos dizer que o RPG se assemelha a um teatro ou faz-de-conta. No entanto, diferente de uma peça teatral, as narrativas criadas por um grupo de RPG não possuem script ou roteiro. Elas são criadas pelos participantes  (mestre e jogadores) de forma espontânea, quase que de improviso. Para se resolver os impasses e conflitos que surgem ao longo da história, os jogadores devem recorrer às as regras e aos dados. As regras existem na forma de sistemas e livros, que descrevem o universo de cada cenário em que a história irá se passar. Já os dados, de acordo com o sistema usado, podem ser de quatro, seis, oito, dez, doze e vinte lados – chamados d4d6d8d10d12, e d20respectivamente.

O RPG foi criado em 1974, nos Estados Unidos, por dois amigos aficcionados porboardgames e wargamesGary Gygax eDave Anerson. A lenda diz que durante uma partida de um wargame medieval, os dois amigos chegaram a um impasse: de um lado um deles jogava com as defesas de um castelo quase instransponível, enquanto o outro controlava os exércitos invasores. Aos horas de jogo, um deles propôs que seus exércitos enviassem apenas um pequeno grupo de aventureiros de elite para invadir o castelo através de suas masmorras subterrâneas. Na semana seguinte, eles desenvolveram as habilidades de cada herói e os mapas das masmorras. Foi assim que surgiu o primeiro RPG, Dungeons & Dragons – sucesso de vendas até hoje, mais de 30 anos depois! No início, as histórias se limitavam a “invadir masmorras, derrotar monstros e acumular tesouros”, mas com o passar do tempo, outras ambientações foram sendo adaptadas ao hobby (como ficção científica, cyberpunk, horror, supers, anime/mangá e até temas históricos), diversificando cada vez mais as formas de se jogar RPG. Dessa forma, surgiram jogos como Vampiro: a Máscara, GURPS, Cyberpunk 2020, Tagmar, Desafio dos Bandeirantes, Trevas, 3D&T, Mutantes & Malfeitores e muitos outros!

Via http://viladorpg.wordpress.com

E o FORPG? O Forpg é um grande encontro, promovido pelo grupo Vila do RPG, que pretende proporcionar ao público dois dias de muita diversão onde, além de poder jogar diversos RPG’s, jogos de Tabuleiro e Cardgames, o público pode assistir diversas palestras, aprender com várias oficinas e discutir e vivenciar situações nas mesas redondas, recheadas de participantes que são pra lá de atuantes em suas áreas, e estarão presentes com proposito de socializar suas vivencias e opiniões.

Seguindo o exemplo do ano passado, onde o evento se consolidou como um dos maiores do Brasil relacionado aos jogos de interpretação de personagens e literatura fantástica, este ano teremos ainda mais atrações e oferta de atividades! Confira abaixo tudo o que estará ocorrendo durante os dois dias de evento, 06 e 07 de julho. Então galera, o que vocês estão esperando para participar desse evento bacana?!

Programação

Sexta-Feira (06/07/12)

10:00 às 19:00 –  Mesas de RPG.

10:00 às 19:00 – Mesas Jogos de Tabuleiro.

10:00 às 12:10 – (Palestra) Apocalipse: A temática do fim do mundo em suas narrativas de RPG.

13:30 às 15:10 – (Oficina) Ilustrando sua campanha com personagens e criaturas autorais.

15:30 às 17:10 – (Oficina) Como produzir um livro de RPG.

17:30 às 19:10 – (Palestra)  Jogos narrativos, design e independência criativa.

Sábado (07/07/12)

10:00 às 19:00 –  Mesas de RPG.

10:00 às 19:00 – Mesas Jogos de Tabuleiro.

13:30 às 15:10 – (Oficina) Game Design Para Jogos de Tabuleiro.

14:30 às 19:30 – (Oficina)  Pintura e Plastimodelismo.

15:30 às 17:10 –  (Mesa Redonda) RPGs Clássicos e o RPG no Brasil.

17:30 às 19:10 – (Mesa Redonda)  Mídias Sociais, Criação de Conteúdo e Cultura Pop.

Atividades

Mesas de RPG

Duração: De 10h às 19h (sexta e sábado).

Local: Salão de Entrada.

Durante os dois dias de evento, um amplo e agradável espaço com mesas de RPG estará disponível ao público, com narrações sendo iniciadas pela manhã e à tarde. Nestas, estarão disponíveis narradores dos mais variados sistemas de regras e cenários de campanha, previamente cadastrados e divulgadas em diversos canais de comunicação, podendo o público escolher os jogos que mais lhe interessem para participar. Além disso, ao final de cada dia, diversos sorteios vão ser realizados, premiando os jogadores e narradores presentes.

Jogos de Tabuleiro

Horário: De 10h às 19h (sexta e sábado).

Local: Salão de Entrada.

Uma enorme oferta de jogos de tabuleiro estará à disposição dos interessados em um espaço amplo e agradável, disponibilizado somente para esta atividade. Além disso, vão estar presentes monitores responsáveis por ensinar a mecânica dos jogos aos iniciantes e auxiliar no que for necessário para a plena realização das partidas.

(Palestra) Apocalipse: A temática do fim do mundo em suas narrativas de RPG 

Ministrante: Dmitri Gadelha.

Data: 06/07 (sexta).

Horário: 10:00 às 12:10.

Local: Auditório – 3º Andar.

Tendo como fonte de inspiração a mitologia de vários povos, a palestra irá buscar orientar os narradores na criação de histórias de RPG que envolvam grandes cataclismas em seus cenários de campanha. Seja antes, durante, ou depois do “fim”.

(Oficina) Ilustrando sua campanha com personagens e criaturas autorais 

Ministrantes: Helton Bezerra Moreira e Thiago Limaverde

Data: 06/07 (sexta).

Horário: 13:30 às 15:10

Local: Auditório – 3º Andar

Nesta oficina os participantes irão aprender desde o início da concepção de ilustração de personagens e monstros para sua aventura de RPG, tendo contanto com recursos para melhor desenhar suas próprias criações e ilustrar, segundo sua própria visão, seu mundo de jogo.

(Oficina) Como produzir um livro de RPG 

Data: 06/07 (sexta).

Horário: 15:30 às 17:10.

Local: Auditório – 3º Andar.

Essa oficina pretende demonstrar várias formas, profissionais e caseiras, de como produzir um livro (de RPG ou não): Número ISBN, registro de editor, ficha catalográfica, impressão, tipo de acabamento, papel, editoras vs. gráficas rápidas, distribuição, formas de venda, diagramação (profissional e amadora) e os custos envolvidos neste processo.

(Palestra) Jogos narrativos, design e independência criativa

Ministrante: John Bogéa.

Data: 06/07 (sexta).

Horário: 17:30 às 19:10.

Local: Auditório – 3º Andar.

Nesta palestra o autor paraense John Bogéa, do livro Terra Devastada e do vindouro Abismo Infinito (ambos pela Retropunk Game Design) conversa com o público sobre game design indie, jogos de horror, produção, cenário brasileiro de RPG e seus projetos pessoais.

(Oficina) Game Design Para Jogos de Tabuleiro 

Ministrante: Raphael PH

Data: 07/07 (sábado).

Horário: 13:30 às 15:10

Local: Auditório – 3º Andar

A oficina pretende apresentar ao público os passos básicos para o desenvolvimento de um Jogo de Tabuleiro (também chamado de boardgame). Serão analisadas desde a idéia, os conceitos iniciais até a prototipagem do sistema de regras. Se você sempre quis saber como se monta um jogo interessante a partir de uma simples concepção, não deixe de participar.

(Oficina) Pintura de Miniaturas e Plastimodelismo

Ministrante: Giovani Araújo

Data: 07/07 (sábado).

Horário: 14:30h às 19:30

Local: 1º Andar

Nessa oficina o premiadíssimo plastimodelista Giovani Araújo irá ensinar diversas técnicas de pintura e customização para miniaturas, cenários e as mais variadas peças. Aprenda quais as melhores tintas que podem ser utilizadas, onde conseguir bons materiais de trabalho e como montar cenários a partir de uma linha coerente de pensamento, dando ação ao diorama ao invés de simplesmente montá-lo sem uma linha de pensamento que confirme a cena descrita.

(Mesa Redonda) RPGs Clássicos e o RPG no Brasil 

Participantes: Joel, Neto, Tellus, Mestre e Jota (Azilator)

Data: 07/07 (sábado).

Horário: 15:30 às 17:10

Local: Auditório – 3º Andar

Nesta mesa redonda os participantes irão bater um papo bastante irreverente sobre RPG´s  clássicos, como surgiram, como vieram parar no Brasil e se desenvolveram ao longo do tempo e qual a importância da produção nacional dos jogos de interpretação e como as redes sociais influenciaram o cenário na época atual.

(Mesa Redonda) Mídias Sociais, Criação de Conteúdo e Cultura Pop 

Participantes: Joel Suke e Neto Maru (Azilator); PH Santos (Iradex); Jeferson Kalderash (Paragons); Dmitri Gadelha (Vila do RPG).

Data: 07/07 (sábado).

Horário: 17:30 às 19:10

Local: Auditório – 3º Andar

Em um conversa pra lá de descontraída, os participantes irão discutir como criar conteúdos, gerenciar sites/blogs e quais as melhores formas de divulgar seu trabalho na internet, além de discutir vários outros temas cada vez mais inusitados, ligados à cultura pop, claro!

Então, quem ainda não foi, convido a conferir o evento e quem já foi, seguam-me os bons! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: