O Que é Que Tem de Bom?

21 out

Nariz, boca e ouvidos gigantes em exposição

A exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, com réplicas gigantes de um nariz, uma boca e um ouvido, fica hoje e amanhã na Praça José de Alencar

Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF) traz a Fortaleza a exposição “Caminhos da Otorrinolaringologia”, com réplicas gigantes de um nariz, uma boca e um ouvido. Quem for à Praça José de Alencar hoje e amanhã poderá conferir as instalações adentrando nos órgãos responsáveis pelo olfato, paladar e audição. Ao caminhar, literalmente, dentro dos órgãos, o público recebe informações e curiosidades sobre anatomia e funcionalidade. Além disso, os interessados também participam de palestras educativas com profissionais da otorrinolaringologia. A capital cearense é a 15ª cidade do País a receber a caravana.

 

Segundo André Nunes, presidente da Sociedade Cearense de Otorrinolaringologia e Endoscopia Per-oral, o objetivo da ação é ensinar a população a detectar sinais e sintomas de doenças na região do nariz, da boca e do ouvido e a cuidar de forma adequada desses órgãos. Sem isso, pode haver danos aos sentidos, conforme Alencar. “O nariz é a porta de entrada para o crânio. Problemas nasais quando se alastram podem causar infecções intracranianas”, explica. Detalhes como a limpeza da parte interna do ouvido podem fazer a diferença na qualidade da audição. Retirar toda a cera do ouvido, por exemplo, pode gerar traumas no conduto auditivo.

Diversos curiosos que passavam pela Praça José de Alencar tiraram um tempinho para se informar. Uma das atividades que mais chamou a atenção do público foi o “Jogo do Aroma”, onde é possível testar o olfato com os cheiros de uma caixa surpresa. “As informações são interessantes. Muitas pessoas não sabem”, opina o estudante Fábio de Sousa. Curioso, ele diz que sempre fica ligado em programas televisivos que passam dicas sobre saúde: “Alguém chega com um problema e já digo o que pode ser”. Já o estudante Ítalo Siqueira diz acreditar que, com essas informações, a população terá mais chances de perceber sintomas graves. “Às vezes, a pessoa não sabe o que é e não vai ao médico”.

Na manhã de ontem, o médico Fábio Lorenzetti, diretor da Aborl-CCF, ministrou palestra sobre nariz e respiração. Em sua fala, Lorenzetti salientou a importância de se procurar a especialidade médica correta quando surge um problema de saúde. “Quando for problema na garganta, ouvido e nariz, o mais adequado é procurar o otorrinolaringologista”, ressalta.

O quê

 

ENTENDA A NOTÍCIA

A exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia” leva réplicas gigantes de um nariz, uma boca e um ouvido, a diversas cidades do Brasil. Fortaleza é 15º local a receber a exposição.

Serviço

Exposição “Caminhos da ORL”

Quando: hoje e amanhã

(10h às 18h)

Onde: Praça José de Alencar

Via http://www.opovo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: